Notícias

25
out

Saiba mais sobre a catarata

Clinica Bolzan Oftalmologia - Blog - Saiba mais sobre a catarata
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 51% dos casos de cegueira no mundo são causados pela catarata. A catarata é uma doença que acomete principalmente a população idosa, mas nem por isso deixa de atingir os mais jovens. Portanto, todo cuidado é pouco!
Nossos olhos funcionam como uma série de lentes em uma máquina fotográfica. Quando uma dessas lentes (cristalino), perde sua transparência, e começa a ficar esbranquiçado ou amarelado, atrapalhando a visão, temos a catarata. A catarata só pode ser diagnosticada pelo oftalmologista, portanto, lembre-se que sua consulta não termina com os óculos
A catarata pode ser congênita, aparecendo no bebê devido a algum tipo de complicação durante a gestação ou fatores genéticos, ou pode ser senil, o tipo mais comum de catarata, aparecendo devido ao processo natural de envelhecimento, normalmente em pessoas a partir dos 55 anos. A doença também pode surgir por outros motivos, como diabetes, uso de corticoide ou acidentes que lesionem os olhos.

 

Sintomas:

–Sensação de visão embaçada
–  Dificuldade de leitura

 

Quando não tratada, a catarata causa a diminuição progressiva da visão, podendo levar à cegueira. A catarata pode ser revertida através de um procedimento cirúrgico em que graças à altíssima tecnologia associada à cuidados pré e pós-operatórios, tem baixíssimos índices de complicação.

 

Após a aplicação de anestesia local, o oftalmologista, através de uma pequena incisão, fragmenta e aspira a catarata substituindo o cristalino doente por uma lente intraocular transparente, que permite que a pessoa volte a enxergar. Existem várias opções de lentes disponíveis, que podem melhorar a visão tanto para longe quanto para perto. Converse com o seu oftalmologista sobre a opção de lente intraocular mais adequada ao seu caso e lembre-se, se você notar qualquer alteração na sua visão, procure sempre um oftalmologista. Só ele pode avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado para o seu problema.

 

Conheça como funciona a cirurgia da catarata aqui

ARQUIVOS

Nossa Localização: