01
mar
É muito comum que crianças e adolescentes aproveitem qualquer tempinho vago para brincar com o tablet ou navegar com o smartphone, inclusive levando os aparelhos para o quarto antes de dormir.
O grande problema nisso tudo é que o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos antes de dormir pode desencadear uma série de transtornos no desenvolvimento dos pequenos, já que hormônios responsáveis pelo crescimento, saciedade alimentar, crescimento regular e preparação para o sono são inibidos pela radiação luminosa que vem das mini telas.
Um estudo realizado pelo King’s College concluiu que crianças e adolescentes que fazem uso do celular antes de dormir têm maiores riscos de desenvolver obesidade, atrofia muscular no crescimento, baixa no sistema imunológico, incômodo ocular e até mesmo depressão.
Outro ponto ao qual os responsáveis devem ficar atentos é o desenvolvimento escolar e comportamento durante as aulas: caso a criança apresente irritação, dificuldade em acompanhar a turma e não consiga absorver as informações em sala, talvez seja a hora de rever o uso dos eletrônicos no período noturno.
Uma boa dica é propor horários para usar o celular, tablets e videogames, fazendo com que a criança passe de 30 minutos a 2 horas longe das telas antes de dormir. Incentivar outras atividades ao ar livre e a leitura também são formas de fazer com que os pequenos deixem um pouco os eletrônicos de lado de forma natural.
Nossa Localização: