26
fev
O glaucoma é uma doença que causa o aumento da pressão intra-ocular e um dano ao nervo óptico, fazendo com que o olho perca progressivamente a visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo. Inicialmente, o glaucoma é uma doença assintomática, o que dificulta muito o seu diagnóstico precoce, implicando em maiores desafios para o tratamento.
Sintomas:
– Perda de visão lateral
– Dores de cabeça
– Visão embaçada
– Dor nos olhos ou ao redor
A hereditariedade é um fator de risco para a doença, por isso é muito importante que as pessoas que tenham casos de glaucoma na família façam exames preventivos regularmente. Outros fatores de risco como idade superior a 40 anos, pele negra, diabéticos, também devem ser levados em consideração ao definir a frequência dos exames.
Existem tipos distintos de glaucoma, por isso o oftalmologista deve realizar o diagnóstico correto, para que possa indicar o tratamento mais adequado que pode ser desde a aplicação de colírios específicos, tratamentos a laser e procedimentos cirúrgicos.
Se você notar qualquer alteração na sua visão, procure um oftalmologista o mais rápido possível. Só ele pode avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado para o seu problema.
Nossa Localização: