12
jan
A nossa saúde mental e a nossa saúde ocular estão intimamente ligadas e uma pode interferir na outra. Se você está se perguntando como isso acontece, saiba que existe uma lógica e estudos por trás disso.
Segundo um artigo publicado no site da Revista Nature (renomado jornal científico britânico), a nossa visão está conectada com boa parte das vias neurais do cérebro, com isso, qualquer problema, por exemplo, um trauma ou degeneração no cérebro, pode afetar a saúde dos olhos, como no caso da esquizofrenia.
Pesquisadores têm observado que a espessura da retina, bem como sua resposta à luz, podem ser indícios de que a pessoa possui um risco de desenvolver esquizofrenia.
E não é só isso. Cuidar de problemas oculares podem contribuir e muito para a saúde mental, como no caso da cirurgia de catarata. Um estudo desenvolvido por especialistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu que a taxa de declínio cognitivo cai em 50% de antes para depois do procedimento.
Viu só como a saúde mental e ocular estão ligadas? Os olhos são as nossas janelas para o mundo, por isso, a primeira meta é sempre cuidar de nós mesmos.
A Clínica Bolzan apoia a campanha do Janeiro Branco e reforça: cuide do seu maior tesouro, sua saúde. Realize os check-up regulares com o oftalmologista e não deixe de procurar ajuda psicológica.
Nossa Localização: