18
jun
Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial sistêmica é uma condição capaz de trazer diversas complicações para a saúde, e isso inclui o bem-estar ocular. É comum ouvirmos falar sobre como esse problema compromete o funcionamento cardiológico, mas essa preocupação deve se estender aos olhos.
Isso porque a pressão alta também afeta de maneira direta a retina, uma das mais importantes estruturas presente nos olhos e que possui a função de converter estímulos luminosos em nervosos, levando a formação das imagens que enxergamos.
Além disso, essa disfunção afeta os vasos sanguíneos que irrigam a retina, fazendo com que fiquem finos e rígidos (retinopatia hipertensiva). Essa doença impede que nutrientes importantes e o oxigênio cheguem até a retina, podendo até causar hemorragias extensas com consequente perda visual importante.
Geralmente, a retinopatia hipertensiva não apresenta sintomas iniciais, apenas em estágios avançados. Nesse período, costumam ocorrer baixa acuidade visual ,aumento da sensibilidade à luz , dor de cabeça, entre outros sinais.
É possível diagnosticar a doença através de exames como o mapeamento de retina. A realização deste exame é fundamental em todo paciente hipertenso sendo indicado pelo menos uma vez ao ano
Caso deseje saber mais, converse com um profissional.
Nossa Localização: