24
set
É muito comum pensar no glaucoma como uma doença ocular que atinge apenas os mais velhos. Mas este é um engano, já que o problema de saúde também pode ocorrer em crianças.
O glaucoma ocorre por uma lesão no nervo óptico com progressiva perda de campo visual. Seu principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular. Em casos avançados, pode levar à cegueira.
Embora raro, o glaucoma pediátrico ocorre em 1 a cada 10 mil nascimentos. Mas suas chances aumentam caso a criança seja submetida a uma cirurgia de catarata ou em casos de outras doenças associadas.
Pesquisas recentes apontam que 10% dos casos de glaucoma são hereditários. Por isso, se houver casos da doença na família, é sempre recomendável fazer um acompanhamento de perto.
Em crianças e bebês, seus sintomas são diferentes dos adultos: lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, olho grande e córnea esbranquiçada.
Procure sempre um oftalmologista da sua confiança para seguir o tratamento adequado e evitar a evolução da doença nas crianças.
Nossa Localização: