Catarata
Nossos olhos funcionam com uma série de lentes naturais, que captam e focalizam o mundo a nossa volta.
Uma dessas lentes naturais se chama cristalino e é formado por uma série de proteínas e água, que o conferem transparência e mobilidade para ajustar o foco conforme a necessidade.
Com o passar do tempo, as proteínas que compôem essa lente natural mudam de conformação, tornando-a opaca e esbranquiçada, e atrapalhando progressivamente a visão (segundo a organização mundial de saúde a catarata é a causa mais comum de cegueira no mundo). Esse cristalino opacificado é conhecido como catarata.
A cirurgia de extração de catarata pode ser realizada por muitas técnicas. A mais comum é a facoemulsificação, em que através de uma micro incisão (de aproximadamente 2,75 milímetros) o cirurgião fragmenta, emulsifica e aspira a catarata, implantando em seu lugar uma lente artificial e transparente, com o grau do cristalino associado ao grau do óculos do paciente.
Mais recentemente essa tecnica foi aprimorada com a utilização de um laser de femtosegundo que automatiza a incisão e a fragmentação da catarata, tornando o procedimento mais reprodutível e seguro.
Em ambos os casos a cirurgia é realizada com anestesia local (frequentemente apenas colírio e gel anestésicos), em ambiente hospitalar estéril, que não requer internação. O pós-operatório necessita de cuidados especiais que influenciam diretamente na recuperação.
Para mais informações entre em contato com a
Nossa Localização: