Notícias

22
set

Você sabia que na primavera seus olhos precisam de uma atenção especial?

Clinica Bolzan Oftalmologia - Blog - Conheca os cuidados com seus olhos

Os olhos merecem atenção durante todas as estações do ano e na primavera não é diferente. O excesso de poluentes no ar, horas frente ao computador e dias de exposição ao sol são os principais vilões da saúde ocular nas grandes cidades, e deixam os olhos com aquela sensação de areia, vermelhidão, coceira e até alergia (que é mais frequente nessa época do ano).

 

Nessa época, a concentração de possíveis alérgenos como o pólen é maior, e em pessoas predispostas pode gerar crises de conjuntivite alérgica (que por sinal se chama conjuntivite primaveril 😉 )

 

Esse tipo de conjuntivite, não é contagioso, mas pode causar bastante desconforto, coceira e inchaço nos olhos e nas pálpebras. Pode durar desde alguns  dias até semanas, se não for tratada adequadamente.

 

Pequenas cuidados durante o dia como com a iluminação artificial, e pequenas pausas durante o trabalho para descansar os olhos da luz do computador podem fazer a diferença e ajudar a manter os olhos lubrificados e confortáveis, e com isso “lavar” os alérgenos da superfície ocular.

 

Manter as mãos limpar e evitar levá-las aos olhos é imprescindível para evitar a conjuntivite viral, essa sim, muito contagiosa, mas que só se transmite através de contato direto das mãos com os olhos. Para profissionais que trabalham expostos aos raios solares e a poluição, é recomendável a utilização de óculos escuros com  proteção ultravioleta e colírios para lubrificar os olhos (pergunte para o seu oftalmologista qual o mais indicado para você!).

 

Hábitos nocivos para a saúde em geral, como fumar, sono desregulado, stress, alimentação desregrada e falta de proteção contra sol também são prejudiciais a visão. Manter esses itens sob cuidado é essencial para manter a saúde ocular saudável o ano todo.

ARQUIVOS

Nossa Localização: