Notícias

01
ago

Problemas para enxergar durante a noite? Conheça a nictalopia!

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-enxergar-durante-a-noite

A nictalopia ou cegueira noturna – como é mais conhecida –, é um sintoma visual relacionado à dificuldade de enxergar em ambientes com baixa luminosidade, especialmente a noite. Durante o dia, a pessoa que possui esse quadro consegue enxergar normalmente.

 

Isso pode acontecer por vários motivos, como a dificuldade da luz de atravessar a pupila, como acontece com quem tem catarata ou comprometimento de áreas extensas da retina (como na retinopatia diabética avançada ou na retinose pigmentar) ou mesmo associada a doenças do nervo óptico, como o glaucoma. Em algumas hipovitaminoses como a deficiência de vitamina A (Retinol), a falta de uma substância chamada  rodopsina (que precisa da vitamina para ser formada) faz com que o olho precise de mais luminosidade para formar as imagens e por isso, piora à noite.

A falta de vitamina A é muito rara em nosso meio, e ela não deve ser suplementada sem a supervisão de um médico, pois pode se acumular em nosso organismo, causando sérios problemas de saúde !

 

Por isso, é de extrema importantância manter visitas frequentes ao oftalmologista logo nos primeiros indícios de nictalopia.

 

Lembre-se, sua consulta não acaba com seus óculos, milhares de doenças silenciosas podem ser prevenidas e tratadas precocemente em uma consulta com seu médico oftalmologista!

ARQUIVOS

Nossa Localização: