Notícias

24
set

Primavera x Alergias oculares: como prevenir

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-Primavera x Alergias oculares como prevenir

 

A primavera é linda! As flores aparecem, o frio começa a ir embora e a temperatura esquenta aos poucos. Tem estação mais colorida que essa? Mas a maior concentração de pólen no ar e a mudança gradual no tempo facilitam o surgimento ou agravamento de algumas patologias oculares. As mais comuns são o ceratocone, a síndrome do olho seco e a conjuntivite.

O ceratocone é uma doença que ocorre em adultos jovens com história de alergia e prurido ocular intenso . Há um enfraquecimento da parede da córnea e com isso sua estrutura e morfologia são modificadas, levando a embaçamento visual, distorção de imagens entre outros sintomas . Se não houver acompanhamento oftalmológico pode causar baixa visual importante sendo necessário a realização de transplante de córnea . Alguns cuidados ajudam a aliviar o prurido , como compressa de água filtrada gelada e uso de colírios lubrificantes e anti alérgicos indicados pelo oftalmologista .

Já a síndrome do olho seco aparece em menor intensidade nesta época do que no inverno, mas como a umidade relativa do ar ainda é baixa , sintomas como coceira, vermelhidão, ardência e desconforto costumam aparecer com frequência. Um bom colírio indicado pelo seu oftalmologista é fundamental, além da ingestão de alimentos como peixes , legumes e verduras ricos em vitamina A e E, que ajudam na lubrificação ocular. E beber muita água, claro!

A conjuntivite você já conhece, né? Bem, para evitá-la, nada de contato direto com pessoas infectadas. Lave bem as mãos e não compartilhe objetos pessoais. Ninguém gosta de ficar com os olhos vermelhos, inchados, lacrimejamento e visão embaçada .

Com todos esses cuidados você poderá enxergar com maior clareza o colorido da estação mais florida do ano!

Continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais conteúdos como esse.

ARQUIVOS

Nossa Localização: