Notícias

17
jul

Por que piscamos?

Clinica-Bolzan-Oftalmologia---Blog---Por-que-piscamos
 

Você já deve ter questionado o motivo de nós, seres humanos, piscarmos, não é mesmo? Ou ter sentido seus olhos ficarem avermelhados e com ardor, mas não entender muito bem o motivo?

 

Na maioria das vezes, esses dois fatos estão relacionados, e a vermelhidão e ardência ocorrem devido ao tempo que ficamos sem piscar. Esse é o caso de pessoas que trabalham em frente ao computador e tendem a dispensar uma atenção dobrada ao que estão fazendo, assim esquecendo de piscar, o que pode ocasionar problemas na visão como como a “Síndrome do Olho Seco”.

 

Composta por uma glândula lacrimal responsável pela produção de lágrimas que ficam encubidas de irrigar os olhos, a região ocular promove, dessa forma, a lubrificação, que age fazendo a limpeza da córnea. Tal limpeza não seria possível, no entanto, se nós não piscássemos inúmeras vezes ao dia, o que também evita problemas externos causados pelo vento, poeira, luminosidade, entre outros.

 

Mas como nós piscamos?

 

A combinação de um conjunto de nervos e estímulos – visual e sensitivo – conectados diretamente aos olhos, produz uma espécie de mensagem que é levada imediatamente ao sistema nervoso central. Ela então age acionando os músculos que fazem a pálpebra abrir e fechar, para retomar o trabalho da limpeza feita pelo líquido lubrificante.

 

Em casos de irritações oculares, procure um profissional de sua confiança para que sejam evitados problemas futuros.

ARQUIVOS

Nossa Localização: