Notícias

16
mar

GLAUCOMA

Clinica Bolzan Oftalmologia - Blog - O que e Glaucoma



O glaucoma é uma condição que atinge o nervo óptico, que é encarregado por transportar a informação captada pelos olhos até o cérebro, e ocasiona a perda da visão sistematicamente.


A patologia pode se manifestar tanto na sua forma aguda quanto crônica. Na manifestação aguda, a saída do humor aquoso (líquido produzido na parte anterior do olho) é bloqueada por algum motivo, aumentando a pressão intraocular drástica e rapidamente, causando dores fortes nos olhos. Já o glaucoma crônico não tem uma causa conhecida e tende a ser hereditário. Nesse tipo de glaucoma a pressão nos olhos se desenvolve muito lentamente com o passar dos anos (tanto que é muito difícil notar qualquer sintoma nos estágios iniciais) e, aos poucos, ela lesiona o nervo ocular, o que consequentemente prejudica o campo visual da pessoa permanentemente.


A doença também pode ser congênita, embora sejam muito raros os casos de crianças que nascem com glaucoma herdado da mãe, ou secundária, causada por fatores externos como o uso de certos medicamentos, traumas ou outras doenças oculares.


Entre alguns dos principais sintomas do glaucoma estão:


Perda gradual da visão
Perda da visão periférica
Visão embaçada
Dor súbita em um olho
Olhos vermelhos ou inchados



Em caso de suspeita de glaucoma, procure um médico o quanto antes, pois quanto mais tempo se passar, mais a doença pode progredir. Também lembre-se de fazer exames oftalmológicos regularmente.

ARQUIVOS

Nossa Localização: