Notícias

05
jan

Estudo: Brincar ao ar livre pode diminuir a miopia em crianças

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-miopia

A miopia é uma doença caracterizada pelo globo ocular com diâmetro maior que o normal. Desse modo, a imagem captada pelo olho se forma antes do adequado e a visão do indivíduo é afetada, gerando uma dificuldade para que o mesmo possa enxergar objetos distantes com clareza e, ocasionalmente, provocando borrões visuais para distâncias longas.

Durante a infância, a miopia é uma das patologias oculares mais frequentes. Um problema muito prejudicial para o desenvolvimento tanto intelectual quanto social das crianças, que acomete inclusive o seu desempenho escolar. Sua causa pode ser genética, assim como por alguns hábitos, como passar cada vez mais tempo dentro de casa, fazendo uso de smartphones, computadores e videogames.

Com isso, alguns estudos puderam concluir que uma série de fatores relacionados à exposição de crianças a estímulos do ambiente externo é essencial para que ela mantenha uma visão saudável. Do mesmo modo, foi apontado que passar mais tempo ao ar livre pode ser uma ótima forma para diminuir o aparecimento da miopia, pois o olho é instigado a aumentar a abrangência do que é visto, e o contato com a luz do dia pode contribuir para manter a saúde ocular.

É fato, no entanto, que torna-se cada vez mais difícil manter as crianças longe das telas luminosas. Por isso, é fundamental que haja um equilíbrio, dividindo o tempo entre brincadeiras em aparelhos eletrônicos e em ambientes externos.  

Fique atento aos sinais de que seu filho pode ser míope! Alguns sintomas incluem: dor de cabeça frequente, olhos irritados ou coçando, assistir televisão muito perto do aparelho ou, até mesmo, dificuldade de enxergar o que está escrito na lousa, precisando sentar-se nas primeiras fileiras na escola.

Ao perceber sinais como esses, procure um oftalmologista de sua confiança para que seja recomendado o melhor tratamento.

ARQUIVOS

Nossa Localização: