Notícias

18
jun

Entenda como a pressão alta afeta a visão

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-pressao-alta

 

Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial sistêmica é uma condição capaz de trazer diversas complicações para a saúde, e isso inclui o bem-estar ocular. É comum ouvirmos falar sobre como esse problema compromete o funcionamento cardiológico, mas essa preocupação deve se estender aos olhos.

 

Isso porque a pressão alta também afeta de maneira direta a retina, uma das mais importantes estruturas presente nos olhos e que possui a função de converter estímulos luminosos em nervosos, levando a formação das imagens que enxergamos.

 

Além disso, essa disfunção afeta os vasos sanguíneos que irrigam a retina, fazendo com que fiquem finos e rígidos (retinopatia hipertensiva). Essa doença impede que nutrientes importantes e o oxigênio cheguem até a retina, podendo até causar hemorragias extensas com consequente perda visual importante.

 

Geralmente, a retinopatia hipertensiva não apresenta sintomas iniciais, apenas em estágios avançados. Nesse período, costumam  ocorrer baixa acuidade visual ,aumento da sensibilidade à luz , dor de cabeça, entre outros sinais.

 

É possível diagnosticar a doença através de exames como o mapeamento de retina. A realização deste exame é fundamental em todo paciente hipertenso sendo indicado pelo menos uma vez ao ano

 

Caso deseje saber mais, converse com um profissional.

ARQUIVOS

Nossa Localização: