Doenças Oftalmológicas

Presbiopia

O que é Presbiopia?

A lente mais interna do olho, o cristalino tem em sua periferia uma série de fibras musculares, que ao se relaxar e contrair mudam o formato e consequentemente o poder dióptrico (grau) do cristalino, isso possibilita a mudança natural entre o foco de longe e o de perto.

Com o passar dos anos, essas fibras começam a perder a força, deixando essa mobilização do cristalino mais lenta e menos eficaz, gerando uma dificuldade de leitura conhecida como presbiopia, que costuma aparecer um pouco mais tarde nas pessoas com miopia (lembra que os míopes enxergam bem de perto) e um pouco mais cedo nos pacientes com hipermetropia!

Segundo dados da organização mundial de saúde, os erros refrativos são a causa mais frequente de baixa visão em todo o mundo, causando sempre grande transtorno à população. Pensando que tudo isso acontece por uma questão física, em que algumas lentes do olho focalizam a imagem longe das células capazes de interpreta-las, os erros refrativos podem ser corrigidos adaptando-se lentes que focalizando a imagem na retina, melhoram a visão e possibilitam uma melhor qualidade de vida.

Essas lentes podem ser externas (óculos), lentes de contato, ou ainda implantadas dentro do olho (como na cirurgia de catarata).

Para mais informações entre em contato com a

Cirurgias

Conheça as Cirurgias realizadas pela nossa
Clínica!