Doenças Oftalmológicas

Olho Seco

O que é?

Sensação de areia, olhos vermelhos, lacrimejamento, embaçamento transitório e ardência que pioram com o passar do dia são as queixas mais frequentes em quem tem olho seco, estima-se que aproximadamente 100 milhões de pessoas no mundo sejam acometidas por algum grau da doença, causando desconforto e com certeza, uma piora na qualidade de vida.

A lagrima é formada por 3 camadas (mucosa, aquosa e lipídica) e a deficiência em qualquer uma dessas camadas pode levar ao olho seco. Isso gera uma situação muito comum, em que a queixa principal, não é a falta de lagrima, e sim o lacrimejamento excessivo (!). Assim, uma pessoa que tem disfunção das glândulas de meibômio (que produzem a camada lipídica da lagrima) vai ter olho seco apesar de produzir uma quantidade normal (ou até aumentada) de lagrima.

Essa lubrificação deficiente gera um aumento de células e proteínas pró-inflamatórias que cronicamente podem levar a danos permanentes na superfície ocular.

Com a vida moderna cada vez mais agitada passamos horas por dia em frente a diversas telas que requerem nossa atenção, além de ar condicionado e clima naturalmente seco. Essas condições diminuem o número de vezes que piscamos por minuto.

O ato de piscar, a alimentação saudável e em alguns casos o uso de colírios lubrificantes ajuda a aliviar os sintomas. Não se esqueça de sempre passar em consulta com u médico oftalmologista, pois os sintomas de olho seco são comuns em muitas outras patologias potencialmente mais graves.

Para mais informações entre em contato com a

Cirurgias

Conheça as Cirurgias realizadas pela nossa
Clínica!