Notícias

21
mai

Doenças oculares podem ser prevenidas por exames

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-doencas-oculares

Assim como qualquer disfunção, as doenças oculares podem ser prevenidas com uma visita regular ao oftalmologista, que é responsável por realizar uma completa avaliação e indicar os exames e  procedimentos que servem como uma triagem, ajudando a diagnosticar e tratar possíveis alterações nos olhos antes que elas atrapalhem a sua visão !

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a negligência com a prevenção da saúde ocular fará com que, em 2020, 76 milhões de pessoas no mundo estejam cegas ou incapacitadas de realizar tarefas diárias devido a problemas oculares. Por conta disso, os exames oftalmológicos de rotina são fundamentais para identificar de maneira precoce condições oculares que possam atrapalhar a qualidade de vida do indivíduo.

 

Geralmente, em exames de rotina, o procedimento inicial é a coleta de dados para montar o histórico clínico do paciente, sendo possível estabelecer uma relação entre doenças gerais e problemas de visão. Após isso, as pálpebras, a conjuntiva (estrutura branca do olho) e as vias lacrimais são examinadas.

 

Um instrumento muito utilizado nesse tipo de exame é o oftalmoscópio, que possibilita o profissional enxergar o fundo do olho do paciente e detectar disfunções provenientes do glaucoma,, hipertensão e outras. Por último, é feita a refração, que define o grau dos óculos.

 

Não deixe de se consultar com um especialista e cuidar da sua saúde ocular. Caso tenha dúvidas ou deseje saber mais, converse com o seu oftalmologista.

ARQUIVOS

Nossa Localização: