Notícias

27
jan

O que acontece quando dilatamos a pupila?

Clinica Bolzan Oftalmologia - Santos - Dr Bruno de Luca - Dilatacao da pupila

A pupila é uma abertura no centro da íris (que é a parte colorida dos olhos) e sua função é controlar a entrada de luz nos olhos. Você já deve ter reparado que quando entramos em um lugar escuro em um dia ensolarado, demora um tempinho até que os olhos se acostumem com a diminuição da luminosidade, não é? Esse tempo é justamente a pupila se dilatando para permitir a entrada de mais luz.

 

Mas por que quando vou fazer alguns exames eu preciso dilatar a pupila?

 

Com a pupila em Miose (esse é o nome quando ela fica pequena) o médico não consegue examinar com clareza o fundo dos olhos. É como se ele tentasse ver uma sala através do buraco da fechadura. Já dá para imaginar que ele consiga ver algumas coisas, mas não muito detalhadamente e que alguns pontos da sala (no caso o fundo dos olhos) ficam difíceis de enxergar.

 

Por isso, seu médico pode usar alguns colírios específicos para manter a pupila dilatada independentemente da quantidade de luz, e é por isso também que é importante que esse tipo de exame seja feito com algum acompanhante, por que com a pupila dilatada, você pode ficar com a visão embaçada e sentir dificuldades para dirigir ou fazer atividades que requeiram muita atenção.

 

Os colírios que dilatam a pupila, também causam um efeito de diminuição da acomodação ocular, que é a capacidade dos olhos de adaptar o foco da visão de longe para perto. Isso é muito útil quando vamos fazer exame de óculos em alguns casos especiais, como por exemplo crianças que têm um poder de acomodação muito forte.

 

O efeito dos colírios pode demorar até 8 horas para passar completamente e pode dar um pouco de sonolência principalmente em crianças menores. Por isso, ideal é não marcar compromissos importantes para o mesmo dia do exame.

 

Curiosidade sobre a pupila:

 

Você sabia que a pupila aumenta em até 25% o seu tamanho quando olhamos para a pessoa amada? Isso acontece por que o sistema nervoso simpático, que é quem controla a dilatação da pupila é ativado e libera adrenalina no sangue quando estamos perto do crush 😉

ARQUIVOS

Nossa Localização: