Notícias

03
abr

Dificuldades de enxergar atrapalham a aprendizagem

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-dificuldades-de-enxergar

Quando as crianças que estão em idade escolar apresentam um desempenho abaixo do esperado, é comum que os pais se preocupem e tentem descobrir a razão do rendimento inesperado. Mas mais do que falta de esforço, isso pode ser resultado de problemas oculares.

 

Na infância atual, o contato das crianças com brincadeiras ao ar livre não é tão comum, e o entretenimento delas se dá através de aparelhos eletrônicos como celulares ou tablets, que exigem um esforço maior da vista e podem causar diversas disfunções, como a síndrome pediátrica do olho seco.

 

Nesse período, os transtornos de visão mais comuns nos pequenos são relativos ao grau, e eles não conseguem perceber que estão com a vista comprometida – motivo pelo qual não se queixam. Problemas como a miopia, hipermetropia e astigmatismo costumam ser recorrentes, e podem ser resolvidos apenas com a utilização de óculos.

 

Por isso, é importante que pais e professores fiquem atentos aos sinais que possam indicar alguma dificuldade ao enxergar, como dor de cabeça, irritação dos olhos e déficit de atenção, pois é importante que sejam tratados desde cedo para evitar a ambliopia, que ocorre devido ao desenvolvimento anormal dos olhos.

 

Para evitar o surgimento de problemas oculares que possam prejudicar qualquer atividade da infância, recomenda-se que as crianças visitem um oftalmologista desde cedo.

ARQUIVOS

Nossa Localização: