Notícias

20
jun

Descolamento de retina – Causas

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-descolamento-de-retino

A retina é uma membrana fina, flexível e sensível responsável por revestir a superfície interna da parte posterior do globo ocular e pela captação de informações externas, para que sejam enviadas ao nervo óptico, transmitidas ao cérebro e, como resultado, transformadas nas imagens que garantem o sentido da visão.

 

Sua principal fonte de nutrição chama-se Humor Vítreo. Tal fonte tem composição viscoelástica e permite , além da nutrição retiniana , a manutenção de seu formato e posição original . Em casos de alterações do humor vítreo pode ocorrer a tração vítreo-retiniana com consequente descolamento de retina .

 

Outras causas para um descolamento de retina são : Elevados graus de miopia , fatores genéticos, traumas entre outros . O paciente pode apresentar embaçamento visual , visualização de flashes  luminosos que aumentam gradativamente de intensidade e baixa progressiva da visão.

 

O diagnóstico é realizado através de exames oftalmológicos como o mapeamento da retina e ultrassonografia ocular, e deve ser feito precocemente, pois quanto mais tardio o tratamento , pior o prognóstico visual daquele olho ..

 

Por isso o exame oftalmológico periódico tem importância fundamental na prevenção e detecção de doenças oculares como o descolamento de retina.

ARQUIVOS

Nossa Localização: