Notícias

01
out

Degeneração Macular: Sintomas e prevenção

Clinica-Bolzan-Oftalmologia-Blog-

A Degeneração Macular Relacionada à Idade, ou apenas DMRI, é uma patologia de caráter degenerativo que acomete indivíduos acima de 50 anos e age progressivamente conforme o envelhecimento natural. Apesar de ainda possuir causa desconhecida, pessoas com olhos claros, fumantes, aqueles que se expõe muito ao sol ou que tenham casos de DMRI na família são mais suscetíveis à doença.

A DMRI atinge uma região da retina responsável por possibilitar imagens mais nítidas, denominada mácula, e acaba levando à perda gradativa da visão central. A doença apresenta dois tipos diferentes:

  • Seca (atrófica)

O tipo mais comum, definido pela redução do tamanho e número das células presentes na mácula.

  • Úmida (exsudativa)

Nesse caso, há crescimento dos vasos sanguíneos no tecido em volta da retina (coróide), fazendo com que haja vazamento de fluidos que, consequentemente, provocam danos à mácula.

Distorção de imagens, diminuição gradativa ou repentina da nitidez visual e perda da capacidade de enxergar alguns detalhes são alguns dos sintomas da patologia, que a princípio possui quadro assintomático. Como não há possibilidade de evitar o aparecimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade, é imprescindível prevenir-se. Proteger a visão com óculos solares, não fumar e manter uma alimentação saudável são alguns dos meios de fazê-lo.

Consulte-se regularmente com um oftalmologista a fim de obter um diagnóstico e tratamento precoce.

ARQUIVOS

Nossa Localização: