Notícias

27
ago

Como funciona o exame de refração?

Clinica-Bolzan-Oftalmologia-Blog-Como-funciona-o-exame-de-refracao

A grande maioria das condições que atingem a visão, tais como miopia, astigmatismo e hipermetropia, podem ser reparadas através do uso de óculos e lentes de contato.

No entanto, com o intuito de definir o grau correto que o paciente deve utilizar para poder enxergar normalmente, o oftalmologista precisa do auxílio de um exame chamado refração, que pode ser feito por um aparelho automático – isto é, sem a necessidade de que o indivíduo diga qual grau é melhor para ele –, ou manual, quando o paciente deve relatar qual grau permite que ele enxergue melhor.

Após a realização do exame, o profissional entrega ao indivíduo a receita para a confecção da lente, baseando-se nos dados obtidos através do equipamento e nas informações que o mesmo comunicou durante a consulta.

Na prescrição, é possível notar a presença de alguns itens. São eles:

  • OD: Olho Direito;
  • OE: Olho Esquerdo;
  • Grau esférico e cilíndrico;
  • DNP: Distância entre o Nariz e as Pupilas.

A periodicidade com a qual esse exame deve ser realizado depende de cada pessoa. No entanto, é recomendado que o procedimento seja feito pelo menos uma vez ao ano, com essa frequência podendo variar de acordo com as orientações do seu oftalmologista.

ARQUIVOS

Nossa Localização: