Notícias

15
mar

Coçar os olhos pode causar problemas?

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-mito-ou-verdade-cocar-os-olhos
 
O ato de coçar o olho pode parecer inofensivo, mas, na verdade, é uma prática capaz de provocar inúmeros danos ao globo ocular. Quando essa região está irritada, a primeira atitude que tomamos é a de esfregá-la, porém quanto mais se esfrega, mais se tem vontade de coçar, o que pode levar a lesões devido à pressão aplicada no órgão, que é muito sensível.
 
Algumas causas são apontadas como responsáveis por desencadear essa complicação, como fatores ambientais (épocas de ar muito seco ou úmido), mudanças bruscas de clima que acabam despertando alergias como rinite e sinusite, e também os que são acarretados por efeitos colaterais de medicamentos.
 
Vale ressaltar que o processo alérgico que acomete os olhos e o ato de coçá-los pode levar a uma condição chamada ceratocone em pessoas predispostas. Essa doença consiste no afinamento gradual das córneas, fazendo com que fiquem moles e assumam um formato de cone. O ceratocone pode causar aumento do grau dos óculos ou necessidade de uso de lentes de contato, e em alguns casos a cirurgia pode ser necessária.
 
Sintomas como vermelhidão, irritação, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas e ardência caracterizam reação alérgica na vista, e o recomendado a se fazer nesses casos é aplicar compressa gelada e lavar com água limpa ou soro fisiológico, podendo utilizar também colírios conforme a prescrição do seu médico.
 
Por fim, temos o veredito: coçar os olhos pode sim causar problemas na visão. Portanto, a melhor solução é evitar levar as mãos até eles e procurar um especialista se a coceira persistir.

ARQUIVOS

Nossa Localização: