jun

Ceratocone – Dr Lucas Martins Bolzan fala sobre as novas opções de tratamento para a doença

Clinica-Bolzan-Oftalmologia---Blog---Ceratocone

Ceratocone é uma doença ocular que faz com que a córnea afetada perca o formato original ovalado, ganhando uma aparência mais pontiaguda e lembrando um cone. A patologia tem maior incidência em pessoas jovens, sobretudo em paciente alérgicos ou que desenvolveram o trejeito de esfregar os olhos, um movimento extremamente nocivo para a saúde ocular.

A doença costuma despontar na adolescência e progredir até os 25 anos de idade, causando ao usuário uma visão um tanto quanto borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. O ceratocone pode causar também visão dupla, halos em torno das luzes e sensibilidade extrema à luz.

Com toda a evolução tecnológica, os tratamentos oftalmológicos também passaram por uma revolução. O que há uma década resumia-se a apenas algumas lentes de contato e transplantes de córnea, atualmente proporciona ao paciente diversas opções de tratamento, como o procedimento crosslinking, uma técnica que visa estabilizar o ceratocone e impedir a progressão do quadro.

Outro sinal do avanço tecnológico na oftalmologia é o laser Femtosegundo, que opera com pulsos extremamente rápidos e precisos, tornando procedimentos como o implante de anel intra corneano – desenvolvido por um brasileiro e utilizado em todo o mundo – uma excelente opção para estabilizar a superfície da córnea.

Caso realmente seja necessário o transplante, o laser Femtosegundo também pode ser utilizado, trazendo mais perfeição à técnica e tornando o procedimento muito mais seguro e durável para o paciente.