nov

Catarata: Classificação e tratamento

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, uma lente gelatinosa intraocular que tem a função de focalizar a luz das imagens que entram nos olhos. A catarata é uma doença que causa a perda progressiva da visão e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira em todo o mundo!

Esta enfermidade é originada principalmente do envelhecimento do cristalino, e pode surgir devido a diversos fatores. Confira alguns deles a seguir:

• Medicamentos esteróides, que podem estar presentes em colírios usados sem prescrição
  • Doenças metabólicas como diabetes
  • Trauma
  • Radiações ultravioleta
  • Cirurgia intraocular prévia
  • Infecção

Seu tipo mais frequente é a catarata senil, que aparece progressivamente com o envelhecimento, mas a catarata congênita, quando a doença já aparece ao  nascimento, é uma das principais causas de baixa visão na infância, e pode ser detectada com o teste do olhinho.

Quando encontramos uma causa específica para o surgimento da doença, como medicações, inflamações ou traumas oculares, temos a catarata secundária, que frequentemente é mais grave e cujo tratamento deve incluir a causa base.

Tratamento
O único tratamento disponível para a catarata é através da cirurgia. Neste procedimento, feito normalmente com anestesia local, remove-se a lente turva do olho, que dá lugar a uma lente artificial intra ocular.

Quando não existem outras patologias associadas, a escolha da lente intraocular pode ainda, ser uma alternativa para diminuir ou eliminar a necessidade de óculos após a cirurgia :-)