Notícias

25
fev

Brincar ao ar livre previne a miopia?

Clinica-Bolzan-Oftalmologia---Blog---Brincar-ao-ar-livre-pode-melhorar-a-visao-do-seu-filho

Atualmente, as crianças estão passando cada vez mais tempo dentro de casa, na frente de smartphones, computadores e videogames. Porém, o que para muitos parece ser um hábito inofensivo, está se revelando ser um dos principais motivos para o aumento nos casos de miopia.

 

A miopia é uma doença que afeta a visão do indivíduo e faz com que ele não enxergue objetos distantes com clareza, por vezes vendo apenas borrões ao longe. Nas crianças, o problema acaba afetando principalmente o desempenho escolar e o desenvolvimento intelectual e social, conforme mencionamos neste post (http://www.clinicabolzan.com.br/4-sintomas-de-miopia-em-criancas-que-voce-precisa-saber/).

 

Embora ainda não existam muitos estudos que revelem como os aparelhos eletrônicos afetam a visão (já que o primeiro smartphone com tela touchscreen, parecido com o que usamos atualmente, foi lançado há pouco mais de 10 anos),

Estudos iniciais parecem sugerir uma relação entre o tempo de foco próximo (especialmente em telas emissoras de luz) e o aumento dos casos de miopia

 

Sabemos que as vezes pode ser difícil proibir ou limitar o uso dos aparelhos eletrônicos, já que além de usá-los para brincar, os dispositivos também são utilizados para auxiliar nos estudos, mas  o ideal é que a criança seja incentivada ao máximo a praticar atividades e brincar ao ar livre para não só evitar problemas na visão, mas também em todo o corpo.

 

Nossos especialistas sempre recomendam o equilíbrio, e uma boa regra é dividir o tempo por igual, ou seja: ficou uma hora no celular (ou tv, ou computador) vai brincar ao ar livre pelo mesmo tempo :-)

 

É importante também estar atento aos sinais de que seu filho pode ser míope. Exemplos são a reclamação de dor de cabeça, precisar assistir televisão muito perto do aparelho ou ser necessário sentar nas primeiras fileiras na escola por conta da dificuldade de enxergar o que está escrito na lousa.

 

Notou algum desses sinais? Não hesite em marcar uma consulta! Na Clínica Bolzan temos oftalmologistas apaixonados pelo que fazem e que prezam pela preservação da sua saúde ocular. Entre em contato.

ARQUIVOS

Nossa Localização: