Notícias

25
ago

Blefarite: Causas e como tratar

clinica-bolzan-oftalmologia-blog-quais-sao-as-causas-e-como-tratar

 

Blefarite é uma doença ocular que pode surgir em qualquer faixa etária e independente do sexo. A condição consiste em uma infecção palpebral crônica que leva a formação de pequenas crostas na base dos cílios, o que pode acarretar em irritação ocular, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, entre outros sinais e sintomas.

 

Geralmente, a blefarite está relacionada a colonização de bactérias da flora normal da pele nas pálpebras. Isso acontece de forma exacerbada quando ocorre o aumento da oleosidade dessa região, fato que se dá pela disfunção das glândulas de meibomius, as quais são responsáveis pela fabricação da camada lipídica do filme lacrimal. 

 

A inflamação causada pela doença pode ser de origem tóxica, alérgica ou infecciosa, além de simétrica ou bilateral. Muitas vezes a doença se inicia de forma assintomática e, por isso, é necessário consultar um profissional, que estará apto para indicar o melhor tratamento a ser aplicado.

 

Por fim, a blefarite é uma doença crônica, e isso significa que requer acompanhamento regular com um oftalmologista, pois dessa forma, será possível evitar a incidência de complicações graves.

 

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando as redes sociais da Clínica Bolzan.

ARQUIVOS

Nossa Localização: