Notícias

09
nov

Acredite se quiser: esses morangos não são vermelhos

Clinica-Bolzan-Oftalmologia---Blog---Esses-morangos-sao-vermelhos-Eu-acho-que-nao!


Vira e mexe na internet surgem algumas imagens que bugam a nossa mente por parecerem ser uma coisa, mas na verdade serem outra. Lembram da polêmica do vestido, onde algumas pessoas veem azul e preto e outras branco e dourado?


Pois agora surgiu uma outra imagem para nos deixar mais confusos.


A primeiro momento, quem olha para essa imagem com morangos 🍓🍓🍓 deve pensar que ela foi mal tirada, ou que foi editada com algum filtro, mas não!

Viralizada nas redes sociais depois que o psicólogo japonês, Akiyoshi Kitaoka, a publicou no seu perfil do Twitter. O que você está de fato vendo é uma imagem que não possui nenhum pixel (a menor unidade de uma imagem digital) da cor vermelha. Ou seja, não há nada vermelho nesta imagem (🙀🙀🙀), caso você esteja enxergando-a quer dizer que você está sendo enganado pela sua própria mente (malditos ninjas da mente, mal posso ver seus movimentos!).

Porém, diferente do caso do vestido, nessa imagem a justificativa é puramente científica. Mesmo com luzes diferentes, que podem influenciar a forma com que enxergamos as cores, o cérebro faz ajustes para que os morangos sejam vistos na cor vermelha 🍓🍓🍓.

Esse fenômeno é chamado de “consistência na cor”, uma característica que faz com que nós, seres humanos, percebamos as cores de uma maneira que elas não mudam conforme a variação das luzes do ambiente. Por isso, sempre identificamos os objetos com as cores que aprendemos que elas são, sem confundi-las :-o.


Na Clínica Bolzan temos oftalmologistas apaixonados pelo que fazem e que prezam pela preservação da sua saúde ocular. Entre em contato.

ARQUIVOS

Nossa Localização: